segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

LUZ, CÂMERA, GOL! - EL CHANFLE (1979)


O filme conta a vida de Chanfle (Roberto Bolaños), roupeiro do América do México, sonhador do futebol e uma pessoa tão honesta que para muitos pode parecer até utópica. Casado com Tere (Florinda Meza), Chanfle irá enfrentar os problemas que a vida coloca em seu caminho – falta de dinheiro e dificuldades para ter um filho. E o pano de fundo desta história é o mundo do futebol, com todos os seus ingredientes.

Os poucos mais de 90 minutos de filme mostram uma combinação perfeita entre a comédia do gênio Roberto Bolaños e críticas ao futebol que, embora o filme seja de 1979, ainda permanecem atuais. Ambos, o humor e as “alfinetadas”. Os personagens Reyes (Ramón Valdés), um treinador que reclama até do que não vê, Valentino (Carlos Villagrán), o artilheiro que mais pensa em dinheiro, carros de luxo e mulheres do que em gols, e Sr. Matute (Rubén Aguirre), o presidente que comanda o clube  a seu bem querer, são, apesar de cômicos, verdadeiros espelhos de muitos dos que fazem o futebol de hoje. Dentro e fora dos campos.

Ao mesmo tempo em que irá gargalhar com as patetadas de todos os integrantes que fizeram história no Brasil através dos seriados Chaves e Chapolin, o espectador vai refletir com declarações como:

“Ter espírito esportivo significa saber lutar com honra, hombridade, cavalheirismo. Porém, desgraçadamente, o esporte profissional tem feito com que se substitua a destreza por artimanhas. E tudo vale desde que se consiga o triunfo. Em alguns países, o esportista não é nada a não ser um artigo de consumo. Em outros, algo muito pior. Um robô fabricado expressamente para ganhar uma medalha olímpica que dê maior visibilidade a seu sistema político”, esta dita pelo médico do clube, Dr. Najera (Edgar Vivar).

Como o humor destes espetaculares atores não seleciona idade ou gênero e o futebol é uma paixão universal, nunca foi tão fácil chamar um filme de imperdível.

















El Chanfle (1979)
Direção: Enrique Segoviano
Roteiro: Roberto Bolaños
Elenco: Roberto Gómez Bolaños, Florinda Meza García, Ramón Valdés, Carlos Villagrán, Edgar Vivar, Rubén Aguirre, María Antonieta de las Nieves, Angelines Fernández,  Raúl 'Chato' Padilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário